Esportes para idosos- Benefícios físicos e emocionais

 O artigo de hoje, vamos falar do benefícios dos exercícios físicos para os idosos.

Lembrando que já falamos em nosso outro artigo, as atividades que eles podem e devem fazer. Se acaso não leram, após esta leitura convidamos a ler nossa humilde reflexão.

 

Com o aumento da população idoso em nosso país.

Fica cada vez mais visível de fazer exercícios para o corpo, pois os idosos têm perda de massa muscular, facilidade para fratura, maior tendência a depressão, entre outros problemas.


São vários os benefícios para as pessoas idosas que fazem exercícios físicos: 

-previne a perda de muscular, 

-perda óssea, 

-aumenta a flexibilidade

-melhora a respiração cardiovascular, 

-regula sangue como colesterol, glicemia, 

-prevenção de AVC

-reduz o risco de quedas

-aumenta a disposição

Enfim muitos benefícios físicos.


 “A população em geral começa a ter perda de massa muscular e óssea a partir dos quarenta anos, podendo ser agravada com a chegada da terceira idade. Problemas ligados à hipertensão, diabetes e obesidade também se agravam nesta faixa etária”, segundo Daniel Fagundes Godoy, professor do Parque Esportivo da PUCRS.


Mas aqui vamos abordar os benefícios emocionais, psicológicos. Melhora os aspectos sociais e emocionais do idoso. 

-previne depressão e ansiedade

-Aumenta o humor e disposição

- aumenta a autoestima 

-Beneficia no sono 

Lembrando que os exercícios devem ser moderados, sempre acompanhados por profissionais.

Por isso é sempre bom frequentar um grupo em um clube, praça de esportes, ONGs. Além de receber as informações corretas, de como e quanto se exercitar, terá a companhia dos outros membros do grupo, em conversas, troca de experiências a convivência social, que faz tão bem a qualquer ser humano.

Não sendo possível ou por opção frequentar um grupo, a pessoa idosa deve ao menos fazer uma caminhada de 4 a 5 vezes por semana. 

Bom o nosso recado está dado ao caro leitor, são argumentos que colaboram com a necessidade do idoso, não se acomodar, buscar fazer algo para aumentar sua qualidade de vida. E o exercício físico é uma delas.

Uma outra coisa que o idoso poderá fazer é voltar a estudar, por exemplo fazer um curso online.

“Vale a pena fazer curso profissionalizante”, mesmo com uma idade mais avançada, isso irá estimular a mente evitando depressão. 

 

Ou seja, atividade física e intelectual em benefício do idoso.

Espero que tenham gostado e que pratiquem um tipo de esporte, ou se você, ainda é jovem, estas informações servem também para você, pois todos nós precisamos dessa atividade física. veja nosso outros artigos.

 

 

 


Comentários